Há muita gente por esta mundo fora que não acredita nas mudanças climatéricas, cada um com as suas razões. A verdade é que fica difícil de argumentar quando vídeos como estes surgem, mostrando o quão a vida selvagem está a ser afectada.
Surgiu no Instagram um vídeo de um urso polar a morrer de fome que tem chocado o mundo inteiro…
O fotógrafo da National Geographic Paul Nicklen foi quem gravou o vídeo chocante que mostra o pobre animal com dificuldade em manter-se em pé, procurando em todo o lado por alimento.
É estranho vermos um urso polar no ambiente em que estava. Estamos habituados a vê-los perto dos glaciares ou a nadar nas águas do Ártico mas desta vez ele encontrava-se num terreno rochoso e cheio de ervas, que parecia não ter comida em local nenhum.
Paul escreveu no Instagram: “Eu e a minha equipa toda fomos levados às lágrimas devido à emoção enquanto documentavamos este urso polar a morrer”.
“É uma cena que magoa na alma e que ainda me assombra mas eu sei que precisamos de partilhar o belo e o que magoa no coração se vamos quebrar as barreiras da apatia. A fome é isto. A atrofia dos músculos. A falta de energia. É uma morte lenta e dolorosa”.
“Quando os cientistas dizem que os ursos polares estarão extintos nos próximos 100 anos, eu penso na população global de 25,000 ursos a morrerem desta forma. A verdade é que se a Terra continuar a aquecer, iremos perder os ursos e todos os seus ecossistemas polares”.
“Este urso não era velho mas certamente que morreu horas ou dias depois deste momento”, terminou.
Mas Paul deu algumas dicas: “Há soluções para isto. Temos de comer convenientemente, parar de cortar as florestas e começar a ver a Terra como a nossa primeira casa”.
Alguns investigadores explicaram que o futuro é sombrio para os ursos polares se as coisas continuarem assim. Um estudo de 2016 confirmou que se os glaciares continuarem a derreter, veremos a população da espécie a baixar de 26,000 para 17,000 numa questão de 35 anos…
Triste, muito triste.