Um dos tubarões mais velhos de sempre deu à costa em Portugal

O oceano é muito mais do que mergulhadores, surfistas e barcos. Há todo um mundo por conhecer debaixo de água e, se haviam dúvidas, esta espécie de tubarão com mais de 80 milhões de anos que foi dar à costa no Algarve veio tirá-las todas…



Alguns cientistas estiveram a trabalhar num projecto a sul do país até que acabaram por descobrir este predador pré-histórico, que tem um formato de corpo idêntico ao de uma grande serpente e tem cerca de 300 dentes!

É uma criatura bizarra e parece ter saído de um filme de ficção científica como Alien. É uma das espécies de tubarão mais antigas do mundo inteiro.

Os cientistas do Institute for the Sea and Atmosphere apanharam o animal enquanto trabalhavam num projecto. Foi na costa algarvia e a cerca de 700 metros de profundidade que eles encontraram a criatura. Apesar de pré-histórico, pouco se sabe acerca da biologia e ambiente desta espécie.

Este tubarão é “dos tempos dos dinossauros” e aparentemente vem de um grupo antigo de tubarões que tinham olhos da parte lateral da cabeça.

Medo…