Bob Marley é, indubitavelmente, um dos músicos mais influentes de todos os tempos, apesar de ter sido levado deste mundo muito cedo.
O pioneiro do reggae faleceu com 36 anos de idade, alegadamente com um melanoma maligno que se começou a desenvolver na sua unha do pé.
Mas tal como quase todos os músicos que nos abandonaram cedo demais, têm sido levantadas várias questões acerca da morte de Bob Marley e até dá para perceber o porquê…
Em 1976, três homens armados entraram na propriedade de Bob Marley e começaram a abrir fogo, tendo cercado Bob, a sua mulher e o seu agente Don Taylor.
Bob escapou com algumas cicatrizes no peito e no braço mas a sua mulher e manager sofreram lesões mais sérios – felizmente, recuperaram os dois por inteiro.
Na altura, muita gente acreditou que o motivo por detrás do ataque fosse político, uma vez que Marley tinha um concerto combinado pelo então primeiro ministro jamaicano, Michael Manley.
Manley afirma que o concerto foi uma tentativa de acalmar a tensão existente entre dois grupos políticos mas muitos viram aquilo com uma tentativa de suportar o primeiro ministro.
Marley foi muito crítico em relação à CIA e às suas constantes tentativas de desestabilizar o seu país natal. Assim, muita gente pensou mesmo que o ataque que ele sofreu dos três homens armados tivesse vindo directamente da Central Intelligence Agency.
Dias após o sucedido, começaram a surgir rumores de que a CIA queria acabar o trabalho e eis que a teoria começa a ganhar ainda mais forma.
Aparentemente, antes de Bob tocar no festival, um homem foi ter ao local onde o cantor se juntava com a sua banda – local esse conhecido por muito pouca gente.
Ainda assim, este fotógrafo desconhecido conseguiu passar a segurança, afirmando que estava radiante por ir filmar o espectáculo. Mais tarde, veio-se a saber que este homem era Carl Colby, filho do director da CIA, William Colby.
A maior coincidência foi que no dia em que deram um par de botas a Bob Marley, ele começou a gritar tal era a dor que aquilo lhe provocava.
Quando ele olhou para dentro da bota, reparou que encontrava-se lá um pedaço de metal pontiagudo e a teoria afirma que esse pedaço de metal tinha uma toxina carcinógena.
Meses depois, descobriu-se o melanoma de Bob Marley que começou exactamente debaixo da unha do seu pé e ele recusou-se que os médicos o amputassem, devido às suas crenças Rastafari. Ele morreu cerca de 4 anos depois.
Vale o que vale mas são coincidências a mais…