Oxalá todos os confrontos entre militares fossem assim, sem a necessidade de utilizarem bombas nucleares e armas de destruição maciça e à base do punho e de alguns pedragulhos.
Foi no lago Pangong, um território quer indiano, quer chinês, que o confronto se deu entre as duas tropas. Isto porque ambos os países reclamam aquele território como seu. Após as tropas chinesas terem entrado no território, depararam-se com tropas indianas, tendo terminado numa batalha campal!
Parece que foi a segunda vez que os chineses tentaram reclamar aquela zona, tendo sido corridos da primeira vez. Agora, na segunda tentativa, houve confronto a sério, terminando com golpes e pedras.
Esperemos que isto não aumente a tensão entre as duas nações e que as coisas não escalem para um nível mais sério e violento…
#FirstOnThePrint Video of Indian & Chinese soldiers clashing at Pangong lake in Ladakh on August 15. @manupubby pic.twitter.com/qzZvVYFfjX
— ThePrint (@ThePrintIndia) August 19, 2017
De acordo com declarações de um elemento político do estado de Srinagar, Índia, à AP, este tipo de confronto “são habituais” e o que está exposto em vídeo foi um confronto apenas mais prolongado do que o normal.
O local de disputa encontra-se na fronteira dos dois países, ocupando cerca de 3500 quilómetros da linha divisória entre as nações.
O oficial disse que se tratou de “um incidente menor” e que foi controlado rapidamente, ainda que a discussão tenha durado cerca de 30 minutos.
Já são meses de disputa por aquela zona e a verdade é que ainda não há um consenso.
Veremos se isto não se arrasta…