Soldados da China e da Índia enfrentam-se à antiga: ao soco e à pedrada!

Oxalá todos os confrontos entre militares fossem assim, sem a necessidade de utilizarem bombas nucleares e armas de destruição maciça e à base do punho e de alguns pedragulhos.

Foi no lago Pangong, um território quer indiano, quer chinês, que o confronto se deu entre as duas tropas. Isto porque ambos os países reclamam aquele território como seu. Após as tropas chinesas terem entrado no território, depararam-se com tropas indianas, tendo terminado numa batalha campal!

Parece que foi a segunda vez que os chineses tentaram reclamar aquela zona, tendo sido corridos da primeira vez. Agora, na segunda tentativa, houve confronto a sério, terminando com golpes e pedras.

Esperemos que isto não aumente a tensão entre as duas nações e que as coisas não escalem para um nível mais sério e violento…

De acordo com declarações de um elemento político do estado de Srinagar, Índia, à AP, este tipo de confronto “são habituais” e o que está exposto em vídeo foi um confronto apenas mais prolongado do que o normal.

O local de disputa encontra-se na fronteira dos dois países, ocupando cerca de 3500 quilómetros da linha divisória entre as nações.

O oficial disse que se tratou de “um incidente menor” e que foi controlado rapidamente, ainda que a discussão tenha durado cerca de 30 minutos.

Já são meses de disputa por aquela zona e a verdade é que ainda não há um consenso.

Veremos se isto não se arrasta…