Usar a casa de banho é algo que todos fazemos diariamente e que iremos continuar a fazer enquanto respirarmos. É algo em que praticamente nem pensamos, não é? E com isso, surgem alguns dos debates mais polémicos da história da humanidade.
Como é que devemos colocar o papel higiénico na casa de banho? Com a extremidade do rolo junta à parede ou para o lado contrário ao da parede? É importante que saibas que há uma maneira correta de fazer isto…
Há pessoas que dizem para a extremidade ficar para fora por ser mais fácil de ver mas outras dizem que é melhor ficar junta à parede, para que os animais de estimação ou os bebés não o desenrolem.
Agora, vejamos dados científicos sobre este tema: se a extremidade do rolo está colada à parede, existe a possibilidade de os dedos da pessoa entrarem em contacto com a parede. Como o papel está tão perto da parede, é inevitável esse contacto, e se fores usar o papel de seguida, rapidamente todos os germes são passados.
Por outro lado, com a extremidade do rolo “para fora”, os dedos da pessoa só irão tocar no papel que irá ser utilizado, evitando assim a contaminação de germes e bactérias.
Faz sentido, certo? Como se não bastasse, de acordo com este desenho de 1891, o inventor do papel higiénico, Seth Wheeler – a quem desde já agradecemos pela genialidade – deixou bem claro qual devia ser a orientação do papel, caso estejas reticente:
Tudo esclarecido.