Rir pode mesmo ajudar-te a perder peso

E se te dissermos que rir intensamente durante uma hora pode queimar tantas calorias como levantar pesos durante meia hora? Não somos nós a inventar isto, uma vez que estas inferências foram trazidas por cientistas que se deram ao trabalho de estudar esta temática…

Pelos vistos, rir dá ao corpo um “pequeno exercício aeróbico” e faz com que o coração bata mais rápido, enviando assim maiores quantidades de sangue para o corpo. Para além disso, faz com que o peito “inche e desinche”, fazendo com que os músculos do estômago tenham de trabalhar mais.

O ato de rir pode ajudar até à pele, sendo que quando rimos, utilizamos 15 dos nossos músculos faciais. Como se não bastasse, dá-nos um “boost” ao sistema imunitário, auxiliando o nosso corpo a combater infeções como gripes e constipações.

A Dra. Helen Pilcher, neurocientista que também é comediante, fez esta investigação e afirmou: “Não estamos a incentivar as pessoas a verem sitcoms 24 horas por dias mas rir o excesso de peso provocado pelo Natal é uma bela maneira de estar em forma, por exemplo”. A investigação, auxiliada pela UKTV Gold, constatou que uma hora de risos intensos queima cerca de 100 calorias, o equivalente a um pequeno pacote de batatas fritas ou a uma pequena barra de chocolate.

Quem diria?