O rinoceronte-branco está em vias de extinção e nos parques naturais desse mundo fora já existem poucos sobreviventes, tudo devido à caça furtiva e à perda dos habitats naturais.
Ora, tendo isto em consideração, se calhar ver um circo a utilizar uma destas majestosas criaturas para entretenimento dos humanos talvez seja um bocadinho doentio. A verdade é que na Rússia, um circo está mesmo a utilizar um rinoceronte-branco, de nome Mafa, para o seu espectáculo…
Ora, isto provocou o caos entre os ativistas pelos direitos dos animais e entre os seres humanos com um pingo de consciência, claro está.
Nas redes sociais, a ira foi geral quando surgiram imagens do rinoceronte a ser obrigado a desfilar e a baixar-se para que o seu dono subisse para cima dele.
O treinador, Sergey Nesterov, disse em vídeo que passa muito tempo com ele e que só o deixa quando tem de comer, pois “é assim que se acostuma às pessoas”. No website do circo, eles assumem utilizar animais exóticos e, para além de Mafa, têm um canguru e 5 tigres brancos.
Muito triste, especialmente sabendo que Mafa se encontra sozinho e que os rinocerontes estão acostumados a viver em complexas estruturas sociais.
Atualmente, existem entre 19.600 e 21.000 rinocerontes brancos em áreas protegidas e reservas de caça privadas mas para teres noção, são caçados em média três rinocerontes por dia em África.
One of the most endangered species on earth and its forced to do tricks in a Russian #circus The greed and cruelty of mankind has no limits! #rhino #Russia #Putin #Empire #Circus pic.twitter.com/mbg508IhEL
— Ruth Parkinson (@tiggerthedog) August 2, 2018
Triste…