Queres viver mais tempo? Então bebe cerveja

Durante anos, fomos programados para acreditar que quanto mais bebemos, mais perto estamos de ir desta para melhor. Este tipo de narrativa motivou muita gente a consumir menos e a focar as suas energias noutra coisa qualquer, como no exercício físico, por exemplo.

Apesar disso, parece que podes voltar aos bons hábitos de ir para os copos. Num recente encontro na American Association for the Advancement of Science, um estudo lá apresentado concluiu que beber álcool pode mesmo ser o segredo para uma vida longínqua. Inexplicavelmente, os investigadores conseguiram concluir que beber mais álcool está associado a viver mais anos.

Assim, abre mais uma jola e sê feliz…

via GIPHY

De acordo com Claudia Kawas, neurologista na Universidade da Califórnia, beber dois copos de cerveja por dia está associado a um risco reduzido de morte prematura – cerca de 18%. O mesmo se aplica se substituíres a cerveja por vinho.

Durante os últimos 15 anos, Kawas e a sua equipa estudaram os hábitos daqueles que viveram nos anos 90. Assim, questionaram a 1,700 pessoas acerca dos seus hábitos alimentar, das suas actividades do quotidiano e da sua saúde em geral. Constatou-se que muitas das pessoas com idades entre os 90 e os 99 bebiam regularmente cervejas com os amigos.

“Não tenho explicação para isto”, explicou Kawas. “Posso dizer que acredito firmemente que beber de forma moderada ajuda à longevidade”.

Muito bom…