O problema dos Estados Unidos da América com a utilização de armas mostrado em gráficos…

Está escrito na constituição dos Estados Unidos de América que qualquer cidadão tem o direito a carregar uma arma consigo se a considerar necessária. A verdade é que nos últimos anos temos visto o resultado desta “liberdade” e os problemas têm sido alguns…

Ainda há umas semanas, vimos um avariado da cabeça a disparar contra milhares de pessoas num festival de música country em Las Vegas, tendo morto 59 pessoas e ferido mais de 500. Este foi o maior acto terrorista desde o 11 de setembro e está longe de ser o único tiroteio registado este ano por aquelas bandas.

A seguir, mostramos-te através de gráficos o problema sério que os americanos têm com as armas:

1. Nos Estados Unidos da América, há 6 vezes mais homicídios à mão armada do que no Canadá

Homicídios por armas de fogo, por milhões de pessoas. Os dados são de 2012.

2. A América tem um número ridículo de armas

A população dos Estados Unidos da América representam 4.43% da população mundial. Há 644 milhões de pessoas portadoras de armas em todo o mundo: 42% delas são dos Estados Unidos da América…

3. Desde 2012, já existiram mais de 1500 tiroteios em massa nos Estados Unidos

Em 2012, um homem armado entrou na Escola Primária Sandy Hook e matou 20 crianças, 6 adultos e a si próprio. Desde esse momento, pelo menos 1,715 pessoas morreram em incidentes similares e outras 6,089 ficaram feridas. A costa este dos Estados Unidos da América é a zona de onde se reportam incidências destas com maior frequência.

4. Este mapa mostra a frequência de tiroteios no ano de 2015

Praticamente um tiroteio por dia.

5. Estados com mais mortes por armas de fogo

Neste gráfico, mostram os estados onde houve mais mortes por armas de fogo. O Alabama, Montana e Wyoming são os estados com mais problemas no que toca à relação entre armas e homicídios…

6. Relação internacional entre homicídios devido a armas de fogo

Os Estados Unidos da América, como se pode constatar, ultrapassam largamente os outros países no que toca a proprietários de armas de fogo e homicídios devido às mesmas. O eixo do X mede as armas por cada 100 pessoas e o eixo do Y mede as mortes relacionadas com o uso de armas, por cada 100 mil pessoas.

7. A maior parte da morte por armas de fogo são suicídios

Os suicídios conseguem ultrapassar razoavelmente os homicídios…

8. Quanto maior o número de armas em determinado estado, maior o número de suicídios nesse mesmo estado

9. Desde 2014, mais de 2,900 pessoas foram assassinadas pela polícia

Desde o assassinato do afro-americano Michael Brown em 2014, reportaram-se pelo menos 2,900 assassinatos pela parte das autoridades.

10. Quanto mais armas existem, mais os polícias mortos em serviço

Homicídios por cada 10 mil membros da polícia.