Os condutores da UPS nunca viram à esquerda e existe um motivo forte para isso!

Os condutores do serviço de logística UPS “nunca” viram à esquerda e a ideia não é nada má, sendo que até nós o devíamos evitar.

Se seguires um camião da empresa, verás que eles evitam curvar à esquerda. A razão passa por pouparem imenso dinheiro em acidentes e em combustível, e até poluem menos o ambiente desta forma…

Este comportamento não é uma espécie de superstição mas sim o resultado de uma completa equação matemática que já poupou ao UPS milhões de dólares gastos em gasolina e reduziu bastante o número de acidentes na estrada.

A ideia surgiu em 1959, como forma de organizar os objectivos que dentro das carrinhas iam em movimento. Basicamente, teve em conta uma variedade de factores para determinar a melhor maneira de chegar de um ponto ao outro.

Uma das equações utiliza-se nos aparelhos que utilizam os veículos da UPS para traçar a melhor rota para a entrega dos produtos. O software do veículo tem como prioridade evitar voltas à esquerda por considerar uma perda de tempo e dinheiro.

Para além de evitar os cruzamentos no trânsito, também pode aumentar o tempo que demoras a chegar a determinado destino, reduzindo a possibilidade de teres um acidente e eliminando o tempo gasto à espera para passar e, consequentemente, a gastar combustível.

Desde que a medida foi tomada, o combustível gasto foi reduzido em 10 milhões de dólares e foram emitidas para a atmosfera menos 20 mil toneladas de dióxido de carbono! Claro que por vezes, virar à esquerda é inevitável. Ainda assim, a companhia afirma que as vezes em que o fazem nem chega a 10%.

Assim, a recomendação de não virar à esquerda pode eliminar muita poluição e gasto de combustível em geral. Se todo o mundo o fizesse, teríamos menos acidentes e um ar mais puro. Decisão inteligente.

O programa Mythbusters quis provar a teoria: