“OKNOTOK”, dos Radiohead, esconde um segredo que só verás num computador dos anos 80, ou então aqui!

Para celebrar os 20 anos de lançamento do OK Computer, disco que alguns, como a revista Q no Reino Unido, consideraram como o melhor da história do rock, os Radiohead lançaram um box set espectacular, chamado OKNOTOK. O projecto é bem nostálgico, pois os discos são vinis e há até uma cassete com as músicas do álbum.

A própria banda fez questão de mostrar no Twitter o conteúdo da caixa:

Uma pérola. Para além disso, inclui também algumas músicas que ficaram fora do álbum no momento, sendo que a primeira delas, I Promise, foi lançada como single:

Mas há mais. Tratando-se da uma banda como os Radiohead, tinham que ir mais além…

Este box set contém uma aplicação, mas não é para o teu iPhone ou smartphone: está programada para correr exclusivamente no ZX Spectrum, um computador que foi muito popular nos anos 80.

O seu design e versatilidade ganharam um posto de honra desde a sua aparição, no ano de 1982 e ainda hoje existem emuladores para poder jogar os jogos do ZX Spectrum nas novas plataformas. Trata-se de um computador com uma arquitectura de 8 bits, baseado no microprocessador Zilog Z80A.

Tinha outra característica muito especial: podias armazenar dados e jogos em fitas de audio comuns. Sim, em cassete. Agora, com a surpresa dos Radiohead, o Spectrum voltou a ser útil…

Como dissemos no princípio, a box set inclui uma cassete e os últimos dois minutos têm uma frequência muito aguda. Até que alguém se apercebeu de que aquilo que parecia ser um chiar, na verdade era uma linguagem do Spectrum…

Através do emulador, encontraram uma surpresa. Se não tiveres um ZX Spectrum para reproduzir a cassete, eis a surpresa que um youtuber generoso fez questão de partilhar no Youtube:

Muito bom!