o vídeo dos africanos a dançar com um caixão

Sabemos que um dos temas mais falados no mundo inteiro é o coronavírus e tendo quase a obrigação de estar informados relativamente ao assunto, uma forma de distracção para sairmos dessa rotina são, claro está, os memes. O fenómeno mais recente e que tem feito rir milhões de pessoas nas redes sociais é o vídeo de alguns homens africanos a carregar um caixão enquanto dançavam.

Se ainda não estás a par, ei-lo…

A música que acompanha o momento trata-se de “Astronomia”, do duo de música eletrónica Vicentone & Tony Igy. A fórmula do meme é a seguinte: primeiramente, um vídeo de alguém numa situação de perigo e no fim, o vídeo dos homens a dançarem enquanto carregam o caixão, acompanhados por uma música bem conhecida. Sucesso.

A pergunta aqui é: porque é que estes tipos estavam a dançar com um caixão? É um vídeo real? A resposta é sim, sendo que o momento mostra um dos serviços que alguns dançarinos no Gana oferecem em funerais. No país em questão, costuma dar-se uma “última festa” pelo defunto, e por isso, estes dançarinhos, conhecidos como pallbearers, fazem a sua dança enquanto carregam o caixão. Muitas famílias americanas pedem este tipo de serviço funerário, que tem-se tornado cada vez mais popular.

Na verdade, é uma cerimónia tão popular que em 2017 a BBC publicou uma reportagem sobre esta peculiar práticas e como a mesma ajudou a reduzir as taxas de desemprego no país, uma vez que os funerais são considerados eventos sociais onde as pessoas recorrem a este tipo de serviços frequentemente cheios de dança e música para dar o último adeus aos seus entes queridos:

E bem, como já ansiavas, eis os MEMES: