Se queres descobrir se alguém te está a mentir, fica aqui com uma grande, grande ajuda: parece que um grupo de cientistas descobriu que ao mentir, a temperatura da cara muda, o que pode ser uma grande ajuda se precisares de detectar um mentiroso/a.
Para descobrir os mentirosos, costuma ser utilizado um polígrafo mas recentemente, um grupo de investigadores da Universidade de Granada, em Espanha, descobriu uma maneira mais precisa e segura que se baseia na temperatura facial.
O investigador Emilio Gómez Milán que ao mentir, temos que planear o que vamos dizer e fazer outras operações cognitivas que requerem muita atenção. Ao fazer este esforço, o corpo sofre uma série de alterações que se podem observar e medir.
Uma das alterações que mais salta à vista, de acordo com o estudo, está na temperatura da ponta do nariz, que que desce cerca de 1.2 graus centígrados quando mentimos, contrariamente à temperatura da cara, que aumenta cerca de 1.5 graus centígrados. A este efeito, foi chamado “Efeito Pinóquio”.
Ao utilizarem termómetros para medir, notaram que existem claras mudanças de temperatura na cara quando mentimos e para comprovar isso, foi feita uma experiência com 60 estudantes de psicologia.
Fizeram-se dois grupos e o primeiro foi submetido a um controlo de temperatura facial enquanto telefonavam aos seus familiares para lhes mentir. A outra parte foi submetida ao mesmo controlo mas não necessitou de mentir aos familiares a quem ligaram. Os resultados ficaram à vista: somente os “mentirosos” mostraram alterações de temperatura na cara.
Agora, já sabes: uma cara muito quente e um nariz a congelar podem querer dizer que estás a lidar com um mentiroso…