O impactante significado do famoso gesto viral de Dele Alli

A internet tem estado inundada por futebol nos últimos tempos, e o “problema” não foi o Mundial da Rússia nem o início de época das maiores ligas do mundo. Na verdade, tudo foi provocado pelo atacante do Tottenham, Dele Alli.

O jogador inglês começou a realizar uma celebração de golo que acabou por se transformar num desafio viral, com toda a gente a tentar imitar – de uma forma bem ou não tão bem conseguida – e a publicarem nas redes sociais…

Para os mais distraídos, já existe mesmo um pequeno tutorial de como fazer o famoso #DELECHALLENGE, eis os passos:

Para teres noção, o futebolista decidiu dar uma volta ao desafio e complicá-lo “um bocadinho”, como podes ver na seguinte fotografia:

Agora, veio ao de cima o verdadeiro e surpreendente significado deste desafio, que não deixou ninguém indiferente. Felix Orode, um futebolista nigeriano, acredita conhecer o nascimento deste gesto:

“A famosa celebração do jogador Dele Alli tem um significado bastante grande e importante. O jogador nacionalizado inglês tem ascendência nigeriana e é muito solidário para com o meu país, onde as coisas não estão tão bem assim”.

Na Nigéria, a ordem militar leva a cabo todo o tipo de atrocidades e, quando torturam, chegam mesmo a tirar os olhos das vítimas. Assim, muitos civis fazem este gesto quando saem da prisão como símbolo da sua sobrevivência.

“Dele Alli quis mostrar apoio à sua gente com este símbolo. Agora, parece-me mais importante que saibam o significado deste ‘desafio’ e que não se esqueçam das coisas que passam no resto do mundo”, completou Felix.

Tinhas ideia?