Novo estudo comprova que o transplante de fezes cura a diarreia tal e qual como os antibióticos

Darmos prioridade à nossa saúde é normal. Na verdade, muitas pessoas eram capazes de se submeter a todo o tipo de tratamentos para ficarem saudáveis durante o máximo de tempo possível. Mas eras capaz de deixar que inserissem as fezes de outra pessoa no teu corpo em troca de um cólon mais saudável?

De forma surpreendente, este novo tratamento já existe e um “transplante de fezes” hoje em dia, graças à tecnologia, já permite curar a diarreia…

Conhecido em termos médicos como transplante fecal, o tratamento envolve a colheita de fezes de um dador saudável. Depois, essas fezes são misturadas com outras soluções antes do transplante.

Baseado num estudo conduzido por diversos especialistas na área, o transplante fecal pareceu ser muito efectivo a combater a Clostridium difficile, uma bactéria que causa de forma comum infeções no cólon e diarreia. Publicado no New England Journal of Medicine no mês de junho, o estudo revelou que esta inovação conseguiu tratar 5 de 9 pacientes que estavam com infeções.

Das restantes, três delas ficaram recuperadas poucos dias depois do tratamento, o que significa que apenas um paciente não foi curado com sucesso através deste tratamento pouco usual. De forma interessante, a percentagem de eficácia deste transplante fecal mostrou ser ligeiramente superior ao uso de antibióticos!

Ainda assim, o tratamento parece perturbador, ou nem por isso?