Clint Emerson, que em tempos pertenceu aos Navy Seals, escreveu um livro fantástico sobre as 100 skills mais importantes aprendidas na marinha.
No seu livro, uma das coisas que Clint explica é o que deves fazer se alguém te estiver a tentar afogar – sejam em águas paradas ou no meio do mar!
“Quando um oficial é apanhado em território hostil, as probabilidades de ele sobreviver são baixas. Mesmo que seja amarrado, atirado ao mar e deixado lá até à mort3, um soldado bem treinado consegue sempre ter recursos a uma série de habilidades que o podem ajudar a salvar a sua própria vida e chegar a terra.”
Então mas afinal como é que me salvo se me estiver a afogar?
“No que toca à auto-preservação dentro de água, a chave para a sobrevivência é o controlo da respiração. Com os pulmões cheios de ar, o corpo humano é flutuante – então respirar fundo e exalar o ar rapidamente é a chave.
Flutuar em águas frias é mais desafiante, mas exequível. O principal inimigo à sobrevivência é o pânico, que provoca a hiperventilação.
Em águas menos profundas, o melhor a fazer é o seguinte…[ver diagrama abaixo]”
Sucintamente a ideia dele é simples – se continuares o teu percurso em frente, hás-de encontrar terra e safar-te. Sem pânico e a respirar bem, esses são os pontos chave.
Mas imaginas-te com as mãos atadas e lançado ao mar do nada? Deve ser assustador…