NASA tem propulsor de iões super potente que poderá levar humanos a Marte

A agência espacial dos Estados Unidos da América, NASA, anunciou que finalmente tem uma espécie de super-motor que poderá levar os humanos a Marte.

Chama-se propulsor X3, um motor de iões conhecido como propulsor Hall. Esta tecnologia pode, teoricamente, alcançar velocidades maiores do que as de propulsão química.

Numa série de testes realizados no Glenn Research Center, os investigadores disseram que alcançaram uma potência recorde para um propulsor Hall:

“Mostrámos que o X3 pode operar a mais de 100 kW de potência. Gerou 5.4 Newtons de propulsão, que é o nível mais alto alcançado por qualquer propulsor de plasma”.

Teoricamente, este propulsor pode dar um nível de desempenho muito elevado com pouco combustível, sendo que também pode operar por muito mais tempo, acelerando muito mais do que os propulsores convencionais.

Um propulsor Hall pode acelerar uma nave a mais de 40 quilómetros por segundo, sendo oito vezes mais rápido do que a propulsão química.

O propulsor deste tipo já mais já trabalhou é o que se encontra na nave Dawn, que está actualmente em órbita no planeta Ceres, tendo sido lançada em em 2007. Usando um propulsor assim, a NASA afirma que pode integrar vários canais de plasma, ajudando a obter velocidades muito altas.

Muito prometedor!