NASA: Asteróide de grandes dimensões dirige-se em direcção à Terra a mais de 72,000 km/h

Foi a NASA que nos deu a notícia de que um asteróide com cerca de 5 quilómetros de largura irá passar bem próximo da Terra hoje à noite.

O 3200 Phaethon – nomeado em homenagem ao Deus Grego que, de acordo com a lenda, quase que puxou fogo ao planeta Terra – irá passar perto do nosso planeta por volta das 22:00, hoje.

De acordo com os cientistas, um enorme “pedaço” de rocha espacial irá passar a Terra a cerca de 10 milhões de quilómetros de distância. Esta distância para nós pode parecer imensa mas falando à escala do espaço, é de facto bastante pouco.

A proximidade do asteróide vai permitir que a NASA o estude melhor. Eles tencionam mesmo fazer um modelo detalhado tridimensional da rocha, que alegadamente tem uma forma particularmente pouco usual.

“Com um diâmetro de cerca de 5 quilómetros, o Phaethon é o terceiro asteróide a passar perto da Terra classificado como ‘potencialmente perigoso’,” disse a NASA em comunicado.

Para além disso, explicaram que será o asteróide a passar mais perto da Terra desde 1974 e provavelmente até 2093. Vamos ver…

Fonte