Mapa oculto secreto do iPhone guarda todos os locais exactamente onde estiveste

Os serviços de localização do teu telemóvel permitem facilmente saber por onde andas, conseguindo mesmo gravar com que frequência vais a determinado sítio. Mas de uma forma oculta, esta funcionalidade, no caso dos iPhones, guarda TODOS os passos numa espécie de mapa secreto.

A quantidade de informação que um aparelho consegue obter de ti é assustadora. Este mapa oculto grava os sítios exactos onde tiveste, a hora e o tempo em que lá estiveste e quando tempo é que permaneceste em cada localização.

Assustador…

Curiosamente, esta funcionalidade secreta foi adicionada com o iOS 7, lançado em junho de 2013. Mais curioso ainda foi o facto de ter sido instalado por 89% dos dispositivos no ano seguinte. O mapa chama-se Frequent Locations e pelos vistos é automaticamente activado por todos os utilizadores de iPhone.

Para acessar a este mapa, tens de ir às definições no teu iPhone e ir até ao menu da privacidade. Daí, vai a Location Services e encontra System Services. Faz scroll e lá terás a Frequent Locations.

Irás conseguir ver uma perturbadora quantidade de informação que o teu telemóvel recolheu de ti e dos sítios por onde andaste.

Ainda assim, a Apple afirma que esta informação não é recolhida e que está presente apenas no teu dispositivo. Continua a ser minimamente assustador.