A magia do “sexercise”: podes ter um bom físico através do sexo sem teres que ir ao ginásio!

Não há melhor forma de te exercitares moderadamente do que ter uma estimulante e tonificante sessão de sexo. Estudos demonstram que, entre muitos outros benefícios, o sexo ajuda a queimar calorias e a tonificar o corpo!

Seguramente que não são precisas mais razões para querer ter sexo! Todos nós conhecemos aquelas promessas de ano novo: “este ano vou mudar o meu corpo e vou entrar no ginásio”. A verdade é que esta promessa é difícil de cumprir. Mas com sexo à mistura, talvez a coisa se faça…

Assim, damos-te um conselho sábio para te manteres na linha: sexo, muito sexo. É óbvio que fazer sexo é uma parte muito importante das nossas vidas. Não só nos ajuda a sentir-nos relaxados como também é considerado um exercício que, praticado com frequência, gera importantes efeitos em termos de saúde e de aparência física.

Não precisas mais de fingir que vais correr para a passadeira ou que vais levantar peso. Entra no mundo do “sexercise”!

Saber quantas calorias queimamos durante uma sessão de sexo esteve debaixo da lupa dos investigadores já faz algum tempo. Os resultados mostrados pela especialista Julie Frappier foram obtidos com dois grupos de pessoas: uns que corriam cerca de meia hora por dia e outros que faziam sexo, também por meia hora.

Depois de uma análise cuidada, Julie concluiu que ao correr se consumiam 8.15 calorias por minuto, enquanto que o sexo queima cerca de 3.6 calorias por minuto. Claro que ao correr se queimam mais calorias mas há que ter em conta de que é um exercício de alta intensidade e nem todas as pessoas conseguem atingir esse rendimento.

O sexo como exercício físico é catalogado como uma actividade de intensidade moderada, que é superior a caminhar mas inferior a correr. De tal forma que o Colégio Americano de Medicina Desportiva recomenda fazer sexo cinco vezes por semana para considerá-lo como um hábito de vida saudável.

O personal trainer e estudante de medicina Antelm Pujol afirma que, para aplicar o treino de intervalos de alta intensidade, uma sessão de sexo deve ter pelo menos de 15 minutos de aquecimento. Também devem existir cerca de três intervalos de alta intensidade de 30 segundos, onde usamos 90% de toda a nossa virilidade e intensidade, separados por descansos activos de também 30 segundos, onde usamos 60% das nossas capacidades.

Também a posição sexual utilizada pode queimar mais calorias e tonificar o corpo. Há posições que trabalham mais os abdominais e posições que fortalecem mais os glúteos, por exemplo.

Outra recomendação dos especialistas é a dieta. Não quer dizer que nos privemos de algumas refeições a que estamos acostumados mas eles recomendam que incluamos alimentos na nossa dieta como figos, mangas, morangos, bananas e um ou dois copos de vinho por dia. Ordens deles!

No fundo, o sexo pode ser visto como quase um desporto…