O Luxemburgo tornou-se no primeiro país no mundo a oferecer um serviço gratuito de transportes públicos, numa tentativa de reduzir a congestão provocada nas estradas pelo trânsito agravado. O governo tem planos de colocar isto em vigor em todos os autocarros e comboios.
François Bausch, ministro da mobilidade e dos trabalhos públicos, descreveu a manobra como: “A cereja no topo do bolo no que toca a uma estratégia global para uma revolução multimodal”. Ele anunciou que o serviço completamente gratuito iria entrar em vigor a 29 de fevereiro e não no dia 1 de março, como já havia sido reportado anteriormente.
From midnight tonight Luxembourg will become the first country in the world to have entirely FREE public transport. And one of the reasons given is to stop the deepening gap between the rich and the poor. #goodjobluxembourg
— Maryvallely (@Maryvallely1) 28 de fevereiro de 2020
De acordo com o que reportou o Independent, a última oportunidade para pagar 2€ por uma viagem foi no autocarro número 6 na paragem de Pletzer, nos subúrbios de Helfenterbruck, às 23:59 do dia 28 de fevereiro.
Quais achas que vão ser as repercussões deste sistema?