Luis Suarez revela a pequena alteração que fez a jogar com Leo Messi e que mudou todo o seu jogo

Luis Suarez revelou mesmo a simples mas muito eficaz mudança que fez com Lionel Messi, e que pelos vistos resultou em grandes melhorias para os dois no FC Barcelona em termos de futebol praticado.

Mesmo quando o uruguaio brilhava ao serviço do Liverpool como avançado central, Messi estava a jogar a falso nove quando Suarez se mudou para o Barcelona. A verdade é que Messi não parecia render tanto naquela posição com o plano de jogo de Pep Guardiola e foi aí que ele decidiu colocar Suarez a jogar do lado direito do ataque, no seu típico 4-3-3, com Neymar a ocupar o lado esquerdo.

A verdade é que foi ao serviço de Luis Enrique que Suarez diz ter ganho mais liberdade. Eis as suas declarações ao SPORT:

“O sistema que tínhamos com Luis Enrique foi feito para Leo jogar a falso nove, sendo que assim nos livrávamos do tradicional número 10. Neymar ia para um lado e eu para o outro mas eu tinha sempre a tarefa de vir para dentro e ocupar o espaço entre o central e o lateral”.

Mas posteriormente, num jogo fora complicado contra o Ajax, ex-equipa de Suarez, ambos trocaram de posição depois de uma conversa durante o próprio jogo – com o consentimento de Enrique – e bem, o resto, como costumam dizer, é história…

“Com Leo naquela posição, claro que ele não conseguia encontrar muito espaço e assim, fui tentar ajudá-lo naquela zona do terreno. Fizemos jogadas muito boas e justamente quando estava a voltar à minha posição, Messi disse-me: ‘se quiseres, podes ficar aqui'”, explicou Suarez.

“O treinador não desgostou e posteriormente, falou connosco e ficou esse o plano, o de mim a jogar a 9”, concluiu.

A verdade é que essa mudança trouxe muitos benefícios e não é preciso pensarmos muito: basta vermos as estatísticas de ambos os jogadores, na verdade. Se forem precisas provas, basta ver esta química entre ambos no jogo frente ao Getafe, em janeiro:

Incríveis!