Limpar a casa pode ajudar-te a reduzir o stress, afirma um estudo

Se és como a grande maioria das pessoas, então limpar a casa deve ser, muito provavelmente, a última coisa que queres fazer quando estás cheio/a de stress. Grande parte das pessoas prefere ir ver um filme, ir jantar a qualquer lado ou até descarregar no ginásio, certo?

No entanto, um estudo recente diz-nos que o ato de limpar a casa pode mesmo ser bom para o nosso bem-estar emocional. Os especialistas acabaram por descobrir que limpar a casa pode mesmo trazer felicidade e reduzir os índices de stress.

Parece estranho, não parece? Descobre mais um bocadinho…

O estudo foi levado a cabo pela empresa Mr. Clean e no mesmo, 62 adultos com idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos tiveram de fazer diversas tarefas de limpeza na cozinha com um dispositivo Shimmer ligado a eles, um aparelho que consegue rastrear as suas respostas corporais involuntárias como a resposta galvânica da pele ou o ritmo cardíaco.

De acordo com os investigadores, todos os participantes confessaram sentir paz de espírito e uma boa sensação de controlo enquanto estavam ocupados a limpar. Quando terminaram, disseram sentir-se “mais inspirados e orgulhosos e menos nervosos e hostis”.

Eventualmente, constatou-se que 81% do grupo ganhou um “sentimento de missão cumprida” depois de terminadas as suas tarefas, enquanto que 66% disse mesmo “ter limpado mais do que aquilo que estava previsto inicialmente devido à boa sensação que tiveram enquanto o faziam”.

Como se não bastasse, um estudo realizado em 2018 pela Clorox inquiriu 2,000 adultos nos Estados Unidos da América e concluiu que as pessoas que adoram fazer limpezas eram cerca de 25% mais felizes do que aquelas que não gostavam de limpar.

Vale o que vale…