Já criaram técnicas que permitem que controles os teus sonhos

O mundo dos sonhos está cada vez mais ao nosso alcance, graças às técnicas que um instituto de investigação nos está a trazer.

Sonhos lúcidos são aqueles em que estás consciente do que estás a sonhar. É algo que é controlável, apesar de muita gente pensar que não, mas requer trabalho e esforço da tua parte…

Há muito tempo que se investiga acerca dos sonhos lúcidos, onde as pessoas podem controlar e mudar o rumo dos acontecimentos nele. Estas pessoas são conhecidas como onironautas (viajantes do sonho).

Em 1987, o psicofisiólogo francês da Universidade de Stanford, Stephen LaBerge, fundou o Instituto da Lucidez para investigar estes casos e considerou que os resultados têm sido bastante satisfatórios.

Um dos investigadores é o psicólogo Denholm Aspy, da Universidade de Adelaida, na Austrália. Na sua opinião, há técnicas que todas as pessoas podem colocar em prática para incrementar os seus sonhos lúcidos.

Numa publicação da revista Psycnet, Aspy analisou três diferentes técnicas e a sua eficácia para aumentar os sonhos lúcidos. A técnica chamada “prova de realidade” consiste em intencionalmente verificar várias vezes ao dia se estamos a sonhar, isto é, perguntares-te várias vezes ao longo do teu dia se estás a dormir ou se estás desperto.

A segunda técnica é conhecida como “despertar e dormir” e consiste em meteres um alarme para que apenas durmas cinco horas, acordes uns minutos e voltes a dormir. Isto favorece os estados REM, que é a fase do sono em que acabamos por sonhar.

Por último, existe mesmo uma técnica chamada “indução mnemónica de sonhos lúcidos”, que também inclui acordar durante a noite só que, quando acordado, dizeres a ti próprio: da próxima vez que sonhar, vou recordar-me de que estou a sonhar.

Podes fazer o teu próprio Inception!