Um novo estudo publicado no jornal Obesity sugere que tirar o açúcar da dieta de uma pessoa durante 9 dias pode melhorar drasticamente a sua saúde.
O estudo consistiu em tirar o açúcar de 43 crianças obesas, com idades compreendidas entre os 8 e os 18 anos.
Depois de um período de 9 dias com a “restrição de frutose”, o níveis de colesterol das crianças começou rapidamente a melhorar e os níveis de insulina baixaram significativamente.
Health economists from #UoY think a sugar tax could help us eat better https://t.co/mdYuhzdJqd pic.twitter.com/gKoKa3W0Wm
— York Alumni Assoc,UK (@YorkAlumni) July 15, 2017
Estas melhorias verificaram-se com todos os jovens envolvidos no estudo, de acordo com o Dr. Robert Lustig:
“Estas descobertas suportam a ideia de que é essencial que os pais avaliem a quantidade de açúcar que os filhos ingerem e que fiquem a saber dos efeitos benéficos que podem surtir nos seus filhos, se fizerem uma alimentação equilibrada”.
Lustig explica que, apesar de este estudo não provar definitivamente que o açúcar é a única causa para problemas e doenças metabólicas, claramente demonstra que é algo que pode ser evitado.
Durante anos, o consenso entre muitas organizações multi-nacionais é de que a obesidade e as doenças relacionadas são causadas por dietas ricas em calorias.
No entanto, este estudo em particular mostra que o problema não são as calorias que são particularmente perigosas mas sim a quantidade desnecessária de açúcar que muita gente ingere, afectando assim o metabolismo.
Assim, neste estudo o objectivo não foi comer poucas calorias. Os jovens que participaram no estudo permaneceram com o mesmo peso e até foram encorajados a comer mais, mesmo se o seu peso tivesse começado a diminuir.
O consumo em excesso de açúcar tem-se tornado num tema recorrente nos últimos anos. De relembrar que vão mudar as taxas de açúcar nas bebidas até 2018, com o objectivo de diminuir os níveis de obesidade da população.
Ainda assim, o Dr. Lustig acredita que essa medida de nivelar o açúcar é mais importante para eliminar os diabetes de tipo 2 do que propriamente de diminuir a taxa de obesidade:
“As calorias do açúcar são as piores, pois tornam-se em gordura para o fígado e provocam riscos de diabetes e problemas de coração e de fígado. A verdade é que esta medida a ser implementada terá implicações na indústria da comida e até repercussões nos custos da saúde…”
The Treasury announces rate for Soft Drink Industry Levy (sugar tax) – Diabetes UK https://t.co/6r17y4Io1C pic.twitter.com/8Z6danNpWO
— Carbolicious (@loCarb0licious) July 10, 2017