Irritas-te quando ouves o barulho de alguém a mastigar? Então este post é para ti…

Para algumas pessoas, existem poucos sons nesta vida que as façam irritar-se e ficar com o sangue a ferver. Mas existem alguns.



Decerto que conheces alguém que simplesmente detesta o barulho de pessoas a mastigar qualquer coisa e talvez até tu próprio detestes. Se calhar se fores ao cinema com os teus amigos, ficas a ferver quando algum deles está a comer pipocas porque aquele barulho te irrita profundamente.

Pois bem, se for esse o caso, então é sinal de que tens mesmo um transtorno psiquiátrico…

Pois é, podes ser uma de muitas pessoas a sofrer de um distúrbio cerebral chamado de misofonia, de acordo com o que reportam alguns investigadores na Universidade de Newcastle.

A misofonia é uma desordem onde aqueles que padecem dela detestam e ficam genuinamente alteradas com os sons de comer, mastigar ou até de respirar profundamente!

De acordo com o que foi reportado no Current Biology, os cientistas revelaram que os raio-X do cérebro daqueles que sofrem de misofonia mostraram mudanças na actividade cerebral quando elas ouvem um determinado som que lhes despoleta isso.

O estudo também mostrou imagens que comprovam que o cérebro das pessoas que sofrem de misofonia tem uma alteração no seu mecanismo de controlo emocional. Esses sons “irritantes” para muitos também são mesmo responsáveis por aumentar os batimentos cardíacos e consegue deixar mesmo alguns a transpirar.

Agora, já sabes: se estiveres num restaurante a comer o teu esparguete e vires alguém próximo de ti com um ar de quem te quer dar um tiro no meio dos olhos, já sabes: essa pessoa provavelmente sofre de misofonia…