Irá aterrar o primeiro avião comercial no “aeroporto mais inútil do mundo”

O primeiro avião comercial está em vias de aterrar naquele que a comunicação social já apelidou como o “aeroporto mais inútil do mundo”.

Santa Helena é um território britânico remoto no Atlântico Sul e, até agora, só era possível chegar até lá de um barco proveniente da África do Sul, a cada 3 semanas! A verdade é que isso está prestes a mudar…

Agora, foram investidos mais de 285 milhões de libras para criar um aeroporto na pequena ilha, cortesia do UK Department for International Development (Dfid). Em breve, irá aterrar em Santa Helena o primeiro avião comercial.

Até aos dias de hoje, o território britânico era um dos locais do mundo de mais difícil acesso e o objectivo é que, com o aeroporto, o turismo da ilha cresça e, consequentemente, a economia também. O objectivo principal é mesmo serem autossuficientes, em vez de dependerem das 52 milhões de libras anuais dadas pelo Reino Unido.

“Este é um momento importante no caminho de Santa Helena para a autossuficiência. Irá melhor a indústria do turismo, criar oportunidade e também trará outros benefícios tais como acessos mais rápidos aos serviços de saúde para todos os que vivem na ilha”, afirmou uma porta-voz do Dfid à BBC News.

Santa Helena tem uma população de 4,255 habitantes e tem uma área de cerca de 75 quilómetros quadrados. Antes do aeroporto, eram necessários 6 dias para chegar a Santa Helena, sendo que só se podia viajar de barco – a partida era na África do Sul!

Sempre a evoluir…