Investigadores provam finalmente como foi construída a Grande Pirâmide!

Utilizando novas evidências, alguns experts na matéria conseguiram finalmente provar como é que os egípcios conseguiram, há milhares de anos atrás, construir a Grande Pirâmide.

Foi em 2600 d.C que ela foi construída e os historiadores têm vindo, ao longo dos anos, a juntar as peças do puzzle para perceberem como é que ela foi construída.

Já se sabia anteriormente que o calcário com que foi construída foi extraída a cerca de 13 quilómetros de distância, em Tura, e o granito utilizado foi extraído a cerca de 850 quilómetros, em Aswan.

Depois terem descoberto um papiro antiquíssimo, um sistema de canalização e um barco cerimonial, sabemos agora como é que eles conseguiram transportar 170,000 quilogramas de calcário!

A nova série do Channel 4, intitulada Egypt’s Great Pyramid: The New Evidence, segue uma equipa de arqueólogos enquanto eles descobrem esta excitante nova evidência.

Eis o trailer:

Esta nova evidência diz-nos que milhares de trabalhadores transportaram o calcário ao longo do Rio Nilo em barcos de madeira construídos através de tábuas e corda.

Um sistema especializado chamado de canais foi concebido para levar cerca 2.5 toneladas de blocos para a base da pirâmide!

O mesmo tipo de material foi também utilizado para construir a tumba do Faraó Khufu em Gizé, que faz parte hoje daquilo que é Cairo.

Na série, o arqueólogo Mark Lehner fala acerca da importância desta descoberta: “Conseguimos perceber como é que eles começaram na parte central e entregaram tudo aquilo para os pés do Planalto de Gizé.”

Muito bom!