Foi esta a intensiva rotina de James McAvoy para se tornar numa verdadeira “besta” para o filme Glass

O desafio de interpretar uma personagem com 23 personalidades não foi o único que o ator James McAvoy teve de enfrentar para Glass, já que uma das mais temíveis dessas personalidades tem uma força descomunal e, assim sendo, o seu corpo tinha de estar em conformidade com isso…



McAvoy não estava em má forma física mas teve de ficar mesmo muito, muito musculoso e volumoso, ao ponto de ter inclusive pedido conselhos a pessoas como Ben Affleck, que fez o papel de Batman, ou até a Alicia Vikander, que fez o papel de Lara Croft no mais recente Tomb Raider.

Obviamente que ele também procurou por um ‘personal trainer’ e encontrou um dos melhores da atualidade, Magnus Lygdback, que ganhou uma boa reputação entre as celebridades pelo seu excelente trabalho.

O corpo de James era “fininho” e, assim, Magnus explicou: “Há muito trabalho a fazer. A personagem em questão tem de ser capaz de apertar os seus músculos de forma a que se fiquem a ver as veias, para dar um aspecto quase de monstruoso. Trata-se de ganhar tanta massa muscular como força possível, num período de tempo muito curto”.

Assim, ele teve um programa especializado em que trabalhou dois grupos musculares diferentes por dia. No primeiro dia, pernas. No segundo dia, costas e ombros. No terceiro dia, peito e ombros e no quarto dia, braços. Isto permite que os músculos vão descansando até que voltem a ser trabalhados de novo, o que permite fazer mais séries e mais repetições em cada grupo muscular.

Mas não só de exercício se faz uma “besta” e para isso, James McAvoy teve de seguir um plano de alimentação personalizado. O seu ‘personal trainer’ explicou:

“Aqui tratou-se da qualidade da comida, da proporção dos macronutrientes: as gorduras e os hidratos são a fonte de energia e a proteína é fulcral para criar músculo e ganhar tecido. Se o que queres é ganhar muita massa muscular sem ganhar muita gordura, tens que comer cerca de duas gramas de proteína por cada quilograma que queiras ganhar”.

Eis o exemplo de um menu do ator:

Pequeno-almoço: Quatro ovos com cogumelos, cebola, espinafres e pimentos.

Meio da manhã: Batido de proteínas e húmus.

Almoço: Duas porções de proteína (carne de vaca, frango, peixe ou marisco); uma porção de hidratos de carbono lentos e uma porção de gorduras boas (quinoa, cevada, arroz integral, azeite) e verduras.

Meio da tarde: Salada de feijão com molho de limão ou vegetais crus com molho de abacate ou húmus.

Jantar: Duas porções de proteína (carne de vaca, frango, peixe ou marisco); uma porção de hidratos de carbono lentos e uma porção de gorduras boas (quinoa, cevada, arroz integral, azeite) e duas porções de verduras.

Para além disso, deves comer a cada três horas e sem consumires qualquer tipo de açúcar.

Não é fácil…