Foi descoberta uma nova espécie humana...

Foi descoberta uma nova espécie humana…

A Callao Cave, nas Filipinas, foi cenário de um magnífico descobrimento de uma espécie humana chamada Homo luzonensis, que supostamente coexistiu com o Homo sapiens. Perto da entrada da mesma, foram encontrados 13 ossos e dentes desta espécie até agora desconhecida e que dará novas luzes sobre o processo evolutivo dos humanos.

O único sobrevivente destas espécies de hominídeos foi o Homo sapiens, sendo que este tipo de descobrimento ajuda sempre a saber mais sobre o porquê delas não terem conseguido evoluir e terem acabado na extinção.

Os “restos” encontrados correspondem a 2 adultos e uma criança que habitaram a Terra. De acordo com primeiras investigações, estes eram muito parecidos com o Homo erectus e com o Homo sapiens, ainda que existam diferenças significativas nas dentições.

Apesar de a espécie ter muito em comum com as restantes, é vista em separado e por isso considera-se nova, pois no conjunto todo, não havia sido encontrada uma igual. Como também não se podem extrair amostras de ADN dos ossos, algo que limita a investigação, sabe-se que é provável que eles descendam dos Homo erectus, o primeiro a sair de África e a começar a popular a Ásia, há 1.8 milhões de anos.

Muito interessante.