Experts avisam que um método demonstrado num vídeo viral de uma mulher a livrar-se de uma carraça com óleo de menta é extremamente perigoso!

Esta mulher recorreu a óleo de menta para remover rapidamente e sem qualquer tipo de esforço uma carraça da sua pele. Ao ter deitado apenas uma gota de óleo para a área afectada, conseguiu tirar aquilo da pele bastante facilmente.

O vídeo tornou-se viral por demonstrar uma maneira fácil e eficaz de as pessoas se livrarem de carraças/carrapatos:

No entanto, alguns dermatologistas e experts neste tipo de matéria avisaram que remover carraças recorrendo a este método pode trazer riscos para a nossa saúde. Primeiramente, o óleo pode agravar o aparecimento de carraças e fazer com que elas se propaguem mais e mais rapidamente.

A Dra. Neeta Connally, professora assistente de Biologia na Universidade de Western Connecticut State University, explicou os riscos:

“Não queremos agitar a carraça porque muitas delas estão infestadas de todo o tipo de doenças. Essas mesmas doenças são salivadas para o nosso corpo quando ela fica agitada, por isso o nosso objectivo não pode ser mexer muito com ela – isso só vai fazer com que ela salive mais e mais e te transmita doenças”.

Da parte da Borreliosis and Associated Diseases Awareness (BADA), uma organização inglesa, veio um conselho idêntico. Borrelia é outro nome para a doença de Lyme. Eis os avisos:

“Utilizar soluções como álcool, aftershave, óleos/manteigas, parafina ou verniz das unhas para tentar sufocar uma carraça pode causar regurgitação na mesma, fazendo com que elas te infestem de doenças. O método pode ser mais eficaz, mas a longo prazo traz doenças e pode mesmo permitir que microorganismos maliciosos te entrem na corrente sanguínea”.

Muita atenção com o que vêem no YouTube…