O exército dos EUA tem um novo ramo militar: os Space Corps!

O comité dos serviços armados da câmara de representantes dos Estados Unidos da América votou a favor de dividir a Força Aérea para a criação do Corpo de Força Espacial (Space Corps).

A acontecer, os Estados Unidos da América passam a ser a única nação com uma actividade militar exclusivamente dedicada ao espaço.

As operações espaciais como o controlo de comandos e satélites têm estado a ser suportadas pela Força Aérea, pelo que a criação deste novo ramo militar faria com que os Space Corps tomassem conta desse tipo de ocorrências.

Este novo departamento terá o seu próprio serviço militar e continuará a fazer parte da Força Aérea, sendo uma espécie de subcategoria.

Esta é a primeira nova actividade militar criada nos Estados Unidos da América desde 1947, no entanto já se havia pensado nesta ideia por volta dos anos 2000. Nesse momento, a carreira espacial iniciou-se num ambiente com pouco impacto para a vida civil e hoje em dia as coisas estão um pouco diferentes.

O comité acredita que este movimento irá ajudar os Estados Unidos a manter a sua vantagem estratégia em relação ao espaço. Ainda assim, nem todos os membros estão satisfeitos com a decisão.

Martha McSally, antiga coronel da Força Aérea Federal, comentou:

“Esta é a primeira vez que ouço falar de uma reorganização importante da nossa Força Aérea. É uma maneira escandalosa de ser iniciada e acho que merecia mais um par de reuniões e discussões entre o próprio comité…”

Veremos o que acontece…