Estudo comprova que vão morrer pessoas em número recorde devido ao calor extremo

Uma nova investigação veio mostrar que esta vaga de calor que tem assolado diversos países vai ter efeitos letais em todo o mundo.

De acordo com a mesma, estas ondas de calor tropicais em algumas áreas podem fazer a taxa de mortalidade ascender até 2000%!

De forma preocupante, constou-se que a frequência de mortes devido a estas alterações climáticas vai aumentar, de acordo com Antonio Gasparrini, co-autor do estudo realizado na London School of Hygiene & Tropical Medicine. O estudo consistiu em criar uma base de dados de medidas diárias de temperaturas e de mortes desde o início de 1984 até ao fim de 2015 em 412 comunidades em torno do globo.

Os resultados foram assustadores.

Concluiu-se que em 2080, a Colômbia terá uma taxa de mortalidade devido ao calor extremo 30 vezes superior à de hoje em dia. No Brasil e nas Filipinas, essa mesma taxa será 10-20 vezes superior por volta de 2080. Também nos Estados Unidos e na Austrália o caso preocupa, uma vez que a taxa será 4 vezes superior à de hoje.

Mas há boas notícias: com todas estas previsões, ainda há tempo para mudar e para tentar reverter o futuro, que se avizinha negro. As populações de todo o mundo irão passar a adaptar-se a temperaturas maiores com o passar dos anos.

Este estudo acabou por ser publicado no PLOS Medicine. A verdade é que este calor assusta…