Uma nova investigação veio mostrar que esta vaga de calor que tem assolado diversos países vai ter efeitos letais em todo o mundo.
De acordo com a mesma, estas ondas de calor tropicais em algumas áreas podem fazer a taxa de mortalidade ascender até 2000%!
De forma preocupante, constou-se que a frequência de mortes devido a estas alterações climáticas vai aumentar, de acordo com Antonio Gasparrini, co-autor do estudo realizado na London School of Hygiene & Tropical Medicine. O estudo consistiu em criar uma base de dados de medidas diárias de temperaturas e de mortes desde o início de 1984 até ao fim de 2015 em 412 comunidades em torno do globo.
Os resultados foram assustadores.
Concluiu-se que em 2080, a Colômbia terá uma taxa de mortalidade devido ao calor extremo 30 vezes superior à de hoje em dia. No Brasil e nas Filipinas, essa mesma taxa será 10-20 vezes superior por volta de 2080. Também nos Estados Unidos e na Austrália o caso preocupa, uma vez que a taxa será 4 vezes superior à de hoje.
Mas há boas notícias: com todas estas previsões, ainda há tempo para mudar e para tentar reverter o futuro, que se avizinha negro. As populações de todo o mundo irão passar a adaptar-se a temperaturas maiores com o passar dos anos.
Este estudo acabou por ser publicado no PLOS Medicine. A verdade é que este calor assusta…