Estudo comprova que os homens que bebem cerveja são mais férteis

Possivelmente, desde que existem homens no mundo também existe cerveja para os acompanhar e para lhes dar alegria e felicidade. Como se não bastasse, parece que a cerveja também traz incríveis benefícios para a saúde…

Desengane-se quem pensa que a cerveja diminui a fertilidade, por exemplo. Na realidade, os resultados de um estudo realizado há bem pouco tempo apontam exactamente o contrário.

A investigação foi publicada no livro Andrologia (2018) da Associação Americana de Andrologia e da Associação Europeia de Andrologia, sendo que fala acerca da relação entre o consumo de cerveja com a qualidade e a quantidade do esperma dos homens.

Estatisticamente, em Itália 15% dos casais têm problemas de fertilidade e 30% desses casos têm que ver com o fator masculino. O estudo foi realizado nesse país e reuniu um total de 323 voluntários, com idades, em média, a rondar os 39 anos.

A medida padrão de bebida foi de 0.8 litros e todos os homens foram divididos em quatro grupos: 30% deles bebia essa quantidade 3-4 vezes por semana, outros 30% bebiam essa quantidade 4-7 vezes por semana, outros 30% bebiam mais de 8 vezes por semana e os restantes 10% foram descartados por não beberem.

Pediu-se a estes homens que se abstivessem de ejacular durante cinco dias, para que depois fossem a um laboratório de análises para que pudessem oferecer uma amostra de sémen. O estudo acabou por confirmar que o sémen dos homens que bebem entre 4 e 8 vezes por semana era mais volumoso e tinha maior concentração de espermatozóides, comparados com aqueles que bebiam apenas 3 vezes por semana.

Também foram incluídas análises de sémen de 39 homens que bebiam mais de 14 vezes por semana, sendo que não foram encontradas diferenças significativas na sua qualidade. A investigação sugere que o antioxidante Xanthohumol, que se encontra em bebidas como o vinho ou no lúpulo da cerveja, encarrega-se de melhorar e proteger o sémen.

A conclusão? Beber moderadamente ajuda a melhorar a fertilidade masculina.