Estudo comprova que os filhos mais novos têm mais tendência para se tornarem criminosos

Um estudo veio concluir que os filhos mais novos têm mais tendência a arranjar confusão na escola ou a ter problemas com a justiça uns anos mais tarde, quando comparados com os irmãos mais velhos.

Alguns investigadores do MITe da Universidade da Florida, entre outras, seguiram milhares de pares de irmãos na Dinamarca e no estado da Florida – onde as culturas são bastantes distintas – e os resultados foram notórios!

Eles acabaram por concluir que os irmãos mais novos, em ambas as localizações, estavam mais aptos para fazer asneiras perante figuras de autoridade quando comparados com os seus irmãos mais velhos.

“Apesar das grandes diferenças de ambiente entre a Dinamarca e a Florida, os resultados encontrados foram bastante consistentes: em família com duas ou mais crianças, o que nasceu em segundo lugar tem entre 20 e 40% maior probabilidade de enfrentar a justiça uns anos mais tarde, para além de demonstrar um comportamento menos próprio na escola”, escreveu um dos autores.

Mas afinal, será que a ordem de nascimento afecta a tendência para a criminalidade?

Bem, os autores do estudo acreditam que esta maior tendência para a delinquência pode ter que ver com o facto de o irmão mais novo não receber tanta atenção e avisos de forma direta, devido a isso já ter sido feito com o irmão mais velho. Como resultado, eles podem agir assim para fazer com que se foquem neles.

E tu, és a irmã/o mais novo?