Estudo comprova que o álcool ajuda-te a falar melhor uma língua estrangeira

Se a malta das Línguas soubesse disto mais cedo, provavelmente tinham todos bebido umas quantas jolas antes das frequências e exames. Aparentemente, o álcool ajuda-te mesmo a falar melhor uma língua estrangeira. Sensationnel! Oui Oui!

Descobriu-se que o álcool, em moderação, claro está, ajuda uma pessoa que se encontra a aprender uma língua estrangeira a falar essa mesma língua melhor. Uma cerveja e/ou um copo de vinho podem deixar-te menos inibido e, como tal, faz com que os nervos e/ou as hesitações desapareçam na hora de falar uma língua que não é a nossa…

No entanto, no outro lado da moeda, o álcool também mostrou afetar ligeiramente as funções cognitivas e motoras, afetar negativamente a memória e a atenção e levar a excessos de confiança em muitas situações.

Neste estudo, um grupo de investigadores conduziram uma experiência e foi tudo publicado no Journal of Psychopharmacology. Constatou-se que as pessoas envolvidas no estudo ficaram a falar mais fluentemente depois de uma baixa quantidade de álcool – mesmo inconscientemente.

O estudo envolveu 50 alemães nativos, todos a estudar na Universidade de Maastricht. A universidade fica na na Holanda, perto da fronteira.

Todas as pessoas do estudo afirmaram que bebiam álcool ocasionalmente e que como as aulas eram dadas em holandês, tiveram de fazer um exame. Todos eles tiveram de ter uma conserva casual, com 2 minutos de duração, com um entrevistador em holandês.

Antes da conversa, metade bebeu água e a outra uma bebida alcoólica. A quantidade de álcool diferiu de pessoa para pessoa, devido à diferença de peso entre elas. Os resultados foram esclarecedores:

Aqueles que beberam álcool não estavam muito confiantes pelos resultados depois das suas prestações mas acabaram por se sair melhor do que aqueles que apenas beberam água. No que toca a gramática, vocabulário e argumentação, os resultados foram idênticos mas o grupo que ingeriu álcool estava mais fluente e com um melhor sotaque.

Muito bom. Claro que, mais uma vez, não se deve abusar na quantidade de álcool, se não nem o português vai sair direito…