Estudo comprova que beber tequila ajuda a fortalecer os ossos

Se precisavas de alguma motivação para abrir uma garrafa de tequila, agora tens um forte motivo para o fazer: um estudo revelou os benefícios que a tequila traz para a nossa saúde, mais concretamente para os nossos ossos.

Sendo uma das bebidas mais tradicionais do México, utilizada até como remédio caseiro para algumas situações por lá, a bebida é famosa mundialmente e já originou grandes ressacas. Mas com estes dados novos, se calhar o melhor é não deixarmos de a beber…

Apesar de também curar corações partidos, há pessoas que bebem tequila para obter alguns benefícios de saúde como controlar o nível de colesterol, diminuir os sintomas de um resfriado e até acelerar o processo digestivo. Também ajuda à osteoporose, de acordo com um estudo realizado recentemente.

A osteoporose é uma condição que afecta quase 200 milhões de indivíduos em todo o mundo. Devido ao processo de envelhecimento, depois dos 35 anos a densidade dos ossos vai diminuindo. Assim, existem diferentes tratamentos e estudos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com este problema.

Uma investigação levada a cabo pela doutora Mercedes López, publicada no Science Daily, concluiu que as substâncias presentes na tequila ajudam ao fortalecimento dos ossos.

Analisando a planta agave-azul, de onde é extraída a tequila, descobriu-se uma alta concentração de frutanos, um polímero formado por moléculas da frutose. Ao combinar-se com os micróbios intestinais, os frutanos da agave-azul favorecem a absorção do cálcio e magnésio. Isto quer dizer que o corpo acaba por produzir mais osteocalcina, a hormona encarregue de fortalecer os nossos ossos.

Fez-se uma experiência com ratos: deram frutanos da agave-azul a alguns deles e produziram 50% mais de osteocalcina, em comparação com os ratos que não ingeriram o polímero.

Claro que beber tequila não é tão proveitoso como ingerir frutanos directamente da planta. Ainda assim, não é beber uma garrafa inteira que vai eliminar a osteoporose – para além disso, há que balançar os efeitos negativos produzidos pelo álcool da tequila…

O bom do estudo é que abre portas para novas investigações que procuram melhorar o tratamento da osteoporose através dos frutanos da agave-azul.

Já tens um motivo para ir encher a cara na sexta-feira. Com os ossos não se brinca!