Estação espacial fora de controlo está a cair em direcção à Terra

De acordo com o que tem sido reportado, alguns experts na matéria acreditam que uma estação espacial chinesa “fora de controlo” está a cair em direcção à Terra.

Jonathan McDowell, astrofísico formado em Harvard, disse ao Guardian que o Tiangong 1 está a cair de forma acelerada e que dentro de alguns meses irá embater na terra, algures entre o final de 2017 e o início de 2018.

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) perdeu o controlo do satélite de 8.5 toneladas este mês, depois de ele ter sido lançado no ano de 2011, apelidado como ‘Heavenly Palace’.

Agora, a única previsão dada por eles é que de facto a estação espacial vai cair algures na Terra, não se sabendo onde nem quando exactamente.

“Estima-se que cairá daqui a uns meses – entre o final de 2017 e o princípio de 2018. Pode correr muito mal se o Tiangong 1 cair numa zona com muita população mas estima-se que irá cair ou no oceano, ou numa zona deserta”, disse Thomas Dorman.

A verdade é que muitas das partes da estação espacial deverão ser desintegradas ainda no espaço, devido à velocidade com que vem em direcção à atmosfera.

O objectivo principal do Tiangong 1 era evoluir a exploração espacial da China, reforçando assim o seu estatuto como uma das super potências globais. A verdade é que, apesar de tudo, a estação espacial permaneceu estável durante algum tempo, o que serviu para fazer algumas investigações importantes!

Veremos quando é que ele finalmente cai…