Um novo método contraceptivo masculino está a aproximar-se a passos largos do mercado. O Institutos Nacional de Saúde e o Conselho de População dos Estados Unidos da América recrutou 420 casais de todo o mundo para um novo estudo, incluindo casais do Reino Unido, Suécia, Quénia e Itália.
O objectivo do estudo? Testar um novo gel de controlo de espermatozóides.
Pediu-se aos participantes que aplicassem este gel nos seus ombros duas vezes por dia, sendo este o seu único método contraceptivo. Os investigadores esperam mesmo que este método seja o suficiente para evitar que os homens engravidem as suas parceiras.
O gel contem uma mistura de progestina e de testosterona, que trabalham juntos para inibir a criação de esperma.
Num ensaio piloto prévio de 6 meses de produto, descobriu-se que o gel reduziu eficazmente a quantidade de esperma, mantendo saudáveis os níveis de testosterona. Esta notícia veio-se a revelar excelente, uma vez que este gel podia “reduzir” a virilidade.
Basicamente, o teste provou a efectividade do gel como contraceptivo mas serão precisos mais estudos para se chegar a um produto final e fiável.
Apesar de tudo, este gel tem efeitos secundários, sendo que as pessoas que foram submetidas ao estudo reportaram mudanças de humor, insónias, dores de cabeça, aumento do apetite e até acne.
Assim, de momento, a opção contraceptiva masculina mais eficaz é mesmo o preservativo!
Veremos o que o futuro nos reserva!