Especialista em fertilidade afirma que os homens poderão ter filhos em breve

Um dos melhores especialistas em fertilidade do mundo diz que espera ver os primeiros bebés de mães transsexuais nascerem num futuro muito próximo.



O quão bom é isto? De acordo com o Dr. Richard Paulson, presidente da American Society for Reproductive Medicine, as mulheres que começaram a vida como homens poderão mesmo receber úteros doados para passarem pelo processo todo de gravidez.

O Dr. Paulson disse que a “medicina transsexual” se tornou mainstream e que não há nenhuma razão anatómica para o procedimento não funcionar, dizendo:

“Pode ser feito amanhã. Pessoalmente, suspeito que vão haver mulheres transsexuais que vão querer ter um útero e que não se importarão de passar pela fase do transplante. Os homens e as mulheres têm pélvis com formas diferente mas no entanto ainda existe espaço para um útero implantado.

As mulheres transsexuais teriam, ainda assim, que dera à luz através de cesariana, devido ao formato do útero”.

Desde 2014, já existiram na Suécia pelo menos cinco bebés a nascer cujas mães receberam um transplante de útero.

Existem programas de transplante de útero na Europa mas também há quem seja da opinião de que é “pouco ético”. Ainda assim, os especialistas afirmam que se um transplante de útero para uma “mulher natural” – leia-se pessoa nascida como mulher – se tornar disponível nos serviços de saúde, então os hospitais também terão que o fazer às mulheres transsexuais, para satisfazer a igualidade de legislação!

O que achas?