Um dos melhores especialistas em fertilidade do mundo diz que espera ver os primeiros bebés de mães transsexuais nascerem num futuro muito próximo.
O quão bom é isto? De acordo com o Dr. Richard Paulson, presidente da American Society for Reproductive Medicine, as mulheres que começaram a vida como homens poderão mesmo receber úteros doados para passarem pelo processo todo de gravidez.
O Dr. Paulson disse que a “medicina transsexual” se tornou mainstream e que não há nenhuma razão anatómica para o procedimento não funcionar, dizendo:
“Pode ser feito amanhã. Pessoalmente, suspeito que vão haver mulheres transsexuais que vão querer ter um útero e que não se importarão de passar pela fase do transplante. Os homens e as mulheres têm pélvis com formas diferente mas no entanto ainda existe espaço para um útero implantado.
As mulheres transsexuais teriam, ainda assim, que dera à luz através de cesariana, devido ao formato do útero”.
Desde 2014, já existiram na Suécia pelo menos cinco bebés a nascer cujas mães receberam um transplante de útero.
Existem programas de transplante de útero na Europa mas também há quem seja da opinião de que é “pouco ético”. Ainda assim, os especialistas afirmam que se um transplante de útero para uma “mulher natural” – leia-se pessoa nascida como mulher – se tornar disponível nos serviços de saúde, então os hospitais também terão que o fazer às mulheres transsexuais, para satisfazer a igualidade de legislação!
O que achas?