Eis a razão pela qual deves ocultar a tua data de nascimento no Facebook

O crime de roubo de identidade afectou quase 18 milhões de pessoas só no ano de 2014. Com o crescimento das redes sociais, temos a noção de que uma abundante fonte de informação pessoal fica exposta, sendo que fica ainda mais fácil para alguém roubar a identidade de outra pessoa.

A verdade é que ocultares a tua data de nascimento das tuas redes sociais como o Facebook, por exemplo, pode ser o primeiro passo para evitares que as tuas informações sejam roubadas…

Uma agência de protecção contra fraudes em Inglaterra, a CIFAS, emitiu um comunicado com a informação de que não deves publicar no Facebook a tua data de aniversário para evitares que te roubem a identidade. Este crime afecta mais de 7% da população com mais de 16 anos.

Muito provavelmente, para isto te acontecer é porque provavelmente forneceste mais dados pessoais do que aquilo que necessitavas. Infelizmente, não é necessária muita inteligência para o roubo de identidade nem sequer para duplicar cartões de crédito, sendo que a data de nascimento muitas das vezes é o suficiente.

Assim, o aconselhado é ocultares a tua data de nascimento, bem como qualquer número de telemóvel, seja o pessoal ou o do teu trabalho, por exemplo. Ou então deixares essa informação somente à vista dos teus amigos mais próximos, algo que o Facebook também permite fazer.

Serviço público a ser prestado aqui, pois mais vale prevenir do que remediar.