Foi descoberta uma nova fórmula contra a calvice!

Ainda que existam muitos homens que não se sintam mal com a sua calvice, a verdade é que também existem alguns que se preocupam com o facto de perderem cabelo. Para estes últimos, alguns investigadores da Universidade da Califórnia acham ter descoberto um composto natural muito importante que podem facilitar aos homens a recuperação da sua juba!

Já falámos anteriormente da calvice e até da relação que existe entre ela e os altos índices de testosterona (ver AQUI). Assim, devido a factores sociais e ao conceito de masculinidade, os homens jovens entram quase em pânico quando começam a notar que o seu cabelo começa a cair aos poucos…

Parece normal que a calvice seja condição de 50% dos homens depois dos 50 anos de idade. A verdade é que há alguns que ficam calvos até antes dos 40. Para remediar, muitos tentam utilizar produtos para retardar a calvice ou há até quem faça operações para “colocar” mais cabelo!

Mas agora, os investigadores da Universidade da Califórnia também se esforçaram para prevenir e quem sabe curar a calvice masculina. Num estudo realizado por Heather Christofk e William Lowry, foi demonstrado que uma estimulação das células mãe do folículo piloso pode mesmo aumentar o crescimento de cabelo…

Sim, sabemos quue isto até é óbvio e que não é por ser científico que vai funcionar a 100%. Mas os investigadores estão a tentar ser o mais modestos e claros com os seus resultados. Eis o que disse Christofk:

“As nossas observações sobre o metabolismo das células mãe do folículo piloso levaram-nos a examinar como a diminuição da entrada de piruvato (um ácido importante nos processos biológicos) nas mitocôndrias provocava a que as células mãe do folículo produzissem mais ácido láctico, activando assim as células e fazendo com que o cabelo crescesse mais rapidamente.”

O elemento chave é então o ácido láctico, um ácido produzido naturalmente pelo corpo, sobretudo quando é feito exercício físico. Como é comum nestes estudos, os investigadores realizaram primeiro alguns testes em roedores, mostrando que a alteração de ácido láctico estimula o crescimento capilar.

De momento, têm-se desenvolvido medicamento que não só pretendem usar-se para prevenir a calvice dos homens como também pode vir a ajudar nos casos de alopecia!

Exercício parece ser a chave, mais uma vez…