Criança com HIV entra em remissão em descoberta científica fantástica!

Criança com HIV entra em remissão em descoberta científica fantástica!

Um rapaz de 9 anos tornou-se a terceira criança infectada com HIV a entrar em remissão numa descoberta científica verdadeiramente entusiasmante.

A criança sul africana nascei com a doença mas, após (pouco) tratamento nas fases iniciais da sua vida, o seu sistema imunitário já está saudável há mais de 8 anos!

Os investigadores acreditam que o tratamento “agressivo” logo após se descobrir a infecção permite uma remissão a longo prazo e até uma forma de cura para o vírus.

As pessoas com o vírus HIV têm que tomar diariamente medicamentos antirretrovirais (ARV) para o resto das suas vidas, para controlar a progressão da infecção.

No entanto, os resultados clínicos neste caso parece que mostraram que a criança em questão não precisará mais desta medicação, de acordo com o que reporta o Independent.

O estudo, patrocinado pelo US National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID), consistiu em fazer a criança tomar medicamentos para o HIV aos dois meses de idade, tendo parado 40 semanas depois.

Apesar dos cientistas terem descoberto sinais do vírus em algumas células do sistema imunitário da criança, nenhuma delas é capaz de se reproduzir.

O estudo, apesar do caso ser raro, faz todo o sentido e até houve mais 2 casos de crianças que se curaram assim, uma nos EUA e outra em França!

É estimado que cerca de 18 milhões de pessoas, cerca de metade das pessoas que vivem com HIV, tomam medicamentos ART, que podem ter efeitos secundários menos positivos.

Esperemos que isto leve a alguma coisa…