Para ser um campeão mundial, só precisamos de encontrar o torneio mais adequado, ou de uma modalidade a que sejamos mesmo muito, muito bons. A verdade é que existem competições e concursos verdadeiramente bizarros no mundo, somente para os mais audazes.
Os homens são muito competitivos e, assim sendo, quase qualquer coisa serve para se criar um torneio. Com isso, damos-te a conhecer alguns dos concursos mais absurdos que existem por aí. Confere…
1. Salto de bebés
Em Espanha celebram o Corpo de Deus no Castillo de Monteagudo, em Murcia, com uma competição bizarra: chama-se Colacho e nela, homens disfarçados de demónios têm de saltar obstáculos, que são nada mais nada menos do que bebés. Estes saltos são feitos para limpar os pecados dos recém-nascidos desse ano.
2. Air guitar
Todos nós já tocámos uma guitarra imaginária ao ouvir a nossa música favorita. Assim, porque não um concurso de “air guitar”? Ela existe em muitas partes do mundo e existe mesmo um campeonato internacional. O vencedor é quem proporciona o melhor espectáculo e quem consegue impressionar todos com as suas habilidades para tocar uma guitarra inexistente.
3. Corrida com bonecas insufláveis
Na Rússia, organiza-se um torneio de natação em que os competidores têm de cruzar um rio levando às costas uma boneca insuflável. O único requisito é levares a tua própria “mulher de plástico” e, apesar de ser difícil por lá, tens de estar sóbrio.
4. Furões e calças
O objetivo deste concurso é simples: meter um furão dentro das calças o máximo de tempo possível…sem utilizar roupa interior. São precisas bolas de aço.
5. Tiros com ervilhas
Para quê utilizar armas de fogo em concursos de tiro ao alvo se existem ervilhas? Neste concurso, o objetivo é alcançado ao disparar ervilhas com a boca, sendo que podem ser utilizados artefactos para melhorar a pontaria.
6. Procura de vermes
São imensas as pessoas que se reúnem num grande espaço ao ar livre para que, numa zona de 1 metro quadrado, consigam escavar terra para encontrarem a maior quantidade de vermes e outros insectos. O vencedor leva um prémio: um balde com todos os insectos que encontrou.
7. Lançamento do atum
Na Austrália, é celebrado o festival Tunarama e uma das suas atividades é conseguir atirar um atum gigante congelado o mais longe possível.
8. Guerra de cartão
Cada soldado faz a sua armadura e as suas armas somente utilizando cartão. Depois disso, são atirados ao campo de batalha para destruírem qualquer um que ofenda o seu valor.
9. De pernas para o ar
A chamada Wonder Week é uma celebração na República Checa em que o principal evento é um concurso de beber cerveja. Parece fácil mas tens de beber de pernas para o ar. Ganha o que conseguir beber mais sem perder o equilíbrio. Estavas à altura?
10. Concurso de sauna
Com origem na Finlândia, o objetivo desta competição é resistir o máximo de tempo possível numa sauna a uma temperatura bem, bem elevada. Infelizmente, em 2010 um homem acabou por falecer em plena competição e desde aí, o torneio foi cancelado para sempre.
11. “Pé de ferro”
Pois é, não existe só o braço de ferro: fazer “pé de ferro” é um desporto muito comum no Reino Unido e foi criado por volta de 1974. Antes de cada encontro, os participantes são examinados por uma podóloga para evitarem o contágio de fungos.