Ainda que muita gente reduza a velocidade quando vai a passar uma lomba com o seu carro, a verdade é que também há pessoas que a ignoram e continuam: alguns em excesso de velocidade.
Agora, com esta autêntica lomba do futuro as coisas vão ser diferentes…
Várias empresas já estão a utilizar este engenho. Basicamente, a lomba contém no seu interior um fluído não newtoniano. Assim, ele comporta-se de duas maneiras distintas, como um líquido e como um sólido. Foi o Dr. Francisco José Rubio Hernández da Universidade de Málaga que desenvolveu tudo isto, sendo que a tarefa desafiante foi encontrar um líquido com a viscosidade necessária para cumprir com as necessidades da lomba.
E como funciona isto, afinal?
Pois bem, em estado líquido as partículas encontram-se em movimento mas quando sentem um impacto relativamente forte, elas unem-se e há a passagem do estado líquido para o estado sólido do fluído. Assim, se passares com uma velocidade moderada na lomba, a lomba permanecerá “mole” mas se fores um acelera ela fica rija e alerta-te de que deves reduzir a velocidade.
Estas lombas inteligentes são muito vantajosas: evitam problemas e acidentes e reduzem a emissão de gases para a atmosfera, uma vez que os condutores dos veículos podem optar por não travar ou acelerar. Eis o vídeo que demonstra o seu funcionamento:
Muito bom.