Cientistas descobrem um lugar na Terra que é inabitável para qualquer forma de vida

Cientistas descobrem um lugar na Terra que é inabitável para qualquer forma de vida

Agora que tudo parece estar a correr na direcção de encontrar vestígios de água noutros planetas, o que poderia querer dizer que seria possível desenvolver vida em outros planetas que não a Terra, os cientistas vieram descobrir que isto não é necessariamente verdade, especialmente depois de terem constatado que nem na Terra existem locais habitáveis.

A depressão de Danakil, situada na Etiópia, é um local com água mas as condições são tão extremas que os investigadores não conseguiram encontrar nenhuma forma de vida…

Trata-se de um extenso deserto com vulcões e um calor intenso. O ponto mais profundo de toda a zona é a depressão de Danakil, que tem água mas o seu alto conteúdo de sal, a elevada temperatura e a sua acidez são algumas das condições que não permitem o desenvolvimento de qualquer tipo de vida.

Na verdade, nem os extremófilos, organismos que se conseguem adaptar a condições extremas, conseguem subsistir neste meio. A acidez e as altas concentrações de sais de magnésio alteram as membranas celulares e impedem que células grandes se possam desenvolver, o que impossibilita que a vida floresça no local.

Tinhas conhecimento?