Cientistas comprovam que existe um tipo de tabaco que faz pior do que os outros!

Peço desculpa, fumadores. Se pensaram que eram mais saudáveis por fumarem tabaco com ‘baixo teor em alcatrão’ (low tar) ou tabaco ‘light’, temos novidades para vocês: eles fazem pior do que o tabaco normal.

Alguns cientistas ficaram impressionados quando repararam que as taxas de adenocarcinomas (um tumor que se desenvolve no interior dos pulmões) estavam a aumentar mas no entanto as taxas de outros tipos de cancros pulmonares estavam a reduzir à medida que as pessoas deixassem de fumar.

Uma equipa de investigação da Ohio State University descobriu que existe uma ligação entre estas informações e os cigarros que são marcados como ‘light’ ou ‘low tar’, aqueles cigarros que têm buracos pequeninos à volta do filtro.

O investigador principal, Dr. Peter Shields, escreveu: “Isto foi feito para enganar os fumadores e a população em geral e os fazer levar a pensar que este tipo de cigarros são mais seguros do que os outros. A nossa informação sugere uma relação clara entre os pequenos buracos de ventilação do tabaco ‘low tar’ com o aumento da taxa de adenocarcinomas nos pulmões nos últimos 20 anos”.

“O que é especialmente preocupante é que este buracos ainda são adicionados virtualmente a todos os cigarros fumados hoje em dia”, disse.

via GIPHY

O Dr. Sheilds continuou: “Os buracos de ventilação no filtro mudam a maneira como o tabaco é queimado, produzindo mais carcinógeno, o que também permite que o fumo chegue a partes mais profundas do pulmão onde os adenocarcinomas ocorrem mais frequentemente”.

O melhor é mesmo não fumar…