Peço desculpa, fumadores. Se pensaram que eram mais saudáveis por fumarem tabaco com ‘baixo teor em alcatrão’ (low tar) ou tabaco ‘light’, temos novidades para vocês: eles fazem pior do que o tabaco normal.
Alguns cientistas ficaram impressionados quando repararam que as taxas de adenocarcinomas (um tumor que se desenvolve no interior dos pulmões) estavam a aumentar mas no entanto as taxas de outros tipos de cancros pulmonares estavam a reduzir à medida que as pessoas deixassem de fumar.
Uma equipa de investigação da Ohio State University descobriu que existe uma ligação entre estas informações e os cigarros que são marcados como ‘light’ ou ‘low tar’, aqueles cigarros que têm buracos pequeninos à volta do filtro.
O investigador principal, Dr. Peter Shields, escreveu: “Isto foi feito para enganar os fumadores e a população em geral e os fazer levar a pensar que este tipo de cigarros são mais seguros do que os outros. A nossa informação sugere uma relação clara entre os pequenos buracos de ventilação do tabaco ‘low tar’ com o aumento da taxa de adenocarcinomas nos pulmões nos últimos 20 anos”.
“O que é especialmente preocupante é que este buracos ainda são adicionados virtualmente a todos os cigarros fumados hoje em dia”, disse.
O Dr. Sheilds continuou: “Os buracos de ventilação no filtro mudam a maneira como o tabaco é queimado, produzindo mais carcinógeno, o que também permite que o fumo chegue a partes mais profundas do pulmão onde os adenocarcinomas ocorrem mais frequentemente”.
O melhor é mesmo não fumar…