Cidade japonesa está a sofrer com a falta de ninjas e por isso está em fase de recrutamento

A cidade japonesa de Iga tem sofrido escassez de mão de obra e, consequentemente, de ninjas. De acordo com o que reporta a jornalista Sally Herships, da rede norte-americana NPR, Iga tem quase 100 mil habitantes e alega ser o berço do ninjutsu, a arte marcial praticada pelos ninjas.

Todos os anos, a pequena cidade recebe cerca de 30 mil turistas para o festival anual ninja. Acontece que, nos últimos anos, Iga tem sido despovoada, principalmente com a saída de jovens, que não querem viver no interior do país.

Para reverter esse processo, o presidente da câmara da cidade, Sakae Okamoto, pretende fazer algumas alterações com o objetivo de atrair mais turistas e reavivar a economia local.

Para além de estar a construir um segundo museu temático no prédio onde funcionava a câmara, Okamoto tem recebido ajuda financeira do governo japonês e pretende usá-la para atrair mão de obra.

Aqui, quando falamos em mão de obra, queremos dizer mão de obra ninja! Os treinos são duros e exigem o máximo de disciplina para que o praticante seja capaz de realizar as performances exigidas nos festivais. O salário de ninja também compensa: entre 23 mil e 85 mil dólares anuais.

Pronto para ser ninja?