A China teleportou com sucesso um objecto da Terra para o espaço!

BETANO OFERTA 5€ GRÁTIS

Alguns investigadores chineses conseguiram mesmo teleportar um fotão através do satélite Micius a mais de 500 quilómetros acima do chão!

Isto marca a primeira vez em que um objecto é teleportado em órbita, esmagando o antigo recorde existente do objecto lançado a uma distância mais longa para o espaço.

O teletransporte já havia sido utilizado com sucesso em alguns laboratórios, no entanto nunca ninguém tinha conseguido teleportar algo a uma distância tão grande. Imaginem as possibilidades…

Mas antes que fiques empolgado, este processo não envolve mover um fotão de uma forma física e por isso é pouco provável que te consigas teleportar para a Lua nos próximos anos.

Em vez disso, este teletransporte consistiu num processo chamado de ‘emaranhamento quântico’, onde duas partículas agem como uma só sem partilharem qualquer tipo de conexão física.

Iam Walmsley, professor de Física Experimental em Oxford, disse:

“Basicamente trata-se de comunicar informação de uma forma que aproveite as mecânicas quânticas. Assim, a informação está num fotão que está na Terra e em um segundo fotão que está num satélite, no espaço. Eles conseguem então transferir informação entre eles”.

O segundo fotão adapta a identidade do primeiro fotão e a informação é passada de um para o outro. No fim, acaba por se tornar no primeiro fotão. Pensem nisto como o funcionamento de um download…

Este grande passo dado no ramo científico pode levar a desenvolvimentos fantásticos. Warmsley sugere que este novo tipo de tecnologia pode levar à criação de uma cloud de computadores baseada no mecanismo quântico que permitirá desenvolvimentos em termos de segurança em comunicações de longas distâncias.

Muito bom.