E se vos dissermos que o governo chinês suspeita que foi o exército dos Estados Unidos da América a trazer o coronavírus para o seu território? Zhao Lijian, porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, manifestou que o exército norte-americano pode ter sido o responsável por ter levado o vírus a Wuhan, vírus esse que já contaminou mais de 130,000 pessoas no mundo inteiro.

De acordo com a imprensa chinesa, foi através do Weibo (o Twitter da China) que o porta-voz falou das suas suspeitas: “Quando se descobriu o paciente zero nos Estados Unidos? Quantas pessoas estão infectadas? Quais os nomes dos hospitais? Pode ter sido o exército dos Estados Unidos a levar a epidemia a Wuhan”.
2/2 CDC was caught on the spot. When did patient zero begin in US? How many people are infected? What are the names of the hospitals? It might be US army who brought the epidemic to Wuhan. Be transparent! Make public your data! US owe us an explanation! pic.twitter.com/vYNZRFPWo3
— Lijian Zhao 赵立坚 (@zlj517) 12 de março de 2020
A sua publicação foi acompanhada por um vídeo de Robert Redfield, diretor dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos, e Zhao perguntou o que é feito de vários pacientes, que supostamente morreram de outras causas mas que depois de exames post mortem, se concluiu que afinal, alegadamente, estavam infectados com o coronavírus.
Vale o que vale.